segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fisioterapia NeuroFuncional



O que é Fisioterapia Neurofuncional?


A Fisioterapia Neurofuncional, como é chamada nos dias de hoje, é bastante difundida em nosso meio e surgiu no fim da década de 40 com alguns pesquisadores como Rood, Kabat e Knott, Brunnstrom e Bobath.
Antigamente, baseava-se apenas em informações empíricas e experiências clínicas. Entretanto, atua hoje com base nos conceitos neurofisiológicos obtidos após condutas bem sucedidas, pesquisas intensas e árduo trabalho, direcionando-se o tratamento para a recuperação funcional mais rápida possível para o paciente seja ele pediátrico, adulto ou geriátrico.
Hoje, com as modernas técnicas e com o aprimoramento constante dos profissionais com cursos de aperfeiçoamento, essa área da fisioterapia obtém grandes resultados.
A fisioterapia neurofuncional no IGF também compartilha desse aprimoramento e pode minimizar as deficiências advindas das doenças que acometem o sistema nervoso como: Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Encefálico (derrame cerebral) dentre outras.
A reabilitação tem como intuito restaurar a identidade pessoal e social dos pacientes que sofreram lesões no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo, buscando o bem estar físico e emocional do indivíduo. 

Indicações:
- Prevenir deformidades, orientar a família e o paciente seja ele adulto ou criança,
- Normalizar o tônus postural,
- Melhorar habilidades cognitivas e de memória,
- Reintegrar o paciente a sociedade,
- Diminuir padrões patológicos,
- Prevenir instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra intercorrência,
- Manter ou aumentar a amplitude de movimento,
- Reduzir a espasticidade,
- Estimular as atividades de vida diária, a alimentação, o retreinamento da bexiga e intestinos, a exploração vocacional e de lazer;
- Otimizar a qualidade de vida do paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário