domingo, 12 de junho de 2011

Fisioterapia Reumatológica




As doenças reumatológicas acometem articulações, músculos, ligamentos e tendões sem ter acontecido nenhum trauma. O responsável pelos danos é o sistema imunológico, que agride além das articulações, órgãos como, coração, rins, entre outros.
 Acomete principalmente adultos e idosos, mas algumas das doenças atingem as crianças e jovens. O diagnóstico através do exame físico e da história do paciente pode ser fácil, mas muitas vezes torna-se um desafio para o médico. 

Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito basicamente com antiinflamatórios e fisioterapia.
A Fisioterapia tem como objetivo principal, a reintegração do indivíduo na sociedade. As doenças reumatológicas crônicas, na maioria dos casos, geram algumas incapacidades, sendo que nestes casos, a fisioterapia tem como objetivo, retardar e/ou amenizar os déficits identificados.
É importante que o indivíduo procure o médico para que o diagnóstico e o tratamento dessas doenças sejam definidos o mais precocemente possível e assim, a fisioterapia, iniciada ainda no período agudo da doença, possibilite maiores chances da manutenção e/ou melhora dos sintomas e funções do organismo. Se necessário, uma equipe composta por vários profissionais de saúde incluindo médico, enfermeiro, educador físico, assistente social, psicologo, farmaceutico, nutricionista e terapeuta ocupacional, pode ser necessario, de forma a acelerar a recuperação do paciente.

Os métodos fisioterapêuticos mais utilizados nas alterações reumatológicas são: ultra-som; ondas curtas; crioterapia (gelo); laser e TENS que agem de forma analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. Além destes recursos existem exercícios específicos, massagens, alongamentos, mobilizações e outros.Por isso, sempre que for solicitada, a fisioterapia deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, para que todos os recursos atinjam os efeitos necessários. É importante que os portadores de doenças reumáticas pratiquem algum tipo de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário